04/01/2020 às 14h55min - Atualizada em 04/01/2020 às 14h55min

O que é marketing

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“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade” (CASAS, 2007 p.15).

“O Marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”. KOTLER (1998, p.3):


Vejam que a satisfação é uma palavra chave nas duas definições. Em uma situação mais comum, deve haver a satisfação da empresa de um lado e do consumidor de outro, caso não exista é um sinal que o marketing não está sendo bem trabalhado.

Ter esse conceito é um importante para a tomada de decisões dentro de uma empresa, derivando alguma perguntas importantes, como:

A estratégia adotada pela empresa atingirá o objetivo pretendido?
O que a empresa oferece em contrapartida é de interesse do público-alvo?


O Marketing vai muito além do que se vê, como referência temos a imagem de um iceberg, onde o Marketing é todo o iceberg  porém o que se vê, é apenas a parte exposta do iceberg.

Inicialmente temos os 4 ”P”s de marketing, que são: Produto, preço, promoção e praça.

Produto: Compreende o produto ou serviço oferecidos e seus atributos.
Preço: Mais que o quanto é cobrado, também está relacionado ao valor percebido, já que barato ou caro é um parâmetro relativo.
Promoção: Não, não é só preço baixo! É o que você faz para promover o seu produto ou serviço 
Praça: Local por onde será disponibilizado o produto, físico ou virtual.

Com o passar do tempo e com o surgimento de novos conceitos foram incorporados mais 4 novos “P”s, são eles:

Pessoas: O Público alvo do seu negócio, seus comportamentos e anseios, como serão atendidas, etc.
Processos: Processos necessários para a entrega do produto ou serviço.
Posicionamento: É como a sua marca será percebida pelo público alvo
Performance: Entrega de qualidade e produtividade, comparados ao mercado.

O entendimento desses itens é uma metodologia que poderá ajudar muito na tomada de decisões e futuro de sua empresa.
 
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