25/06/2019 às 16h45min - Atualizada em 25/06/2019 às 16h45min

Botelhos realiza trabalho de recuperação do manancial do Ribeirão Santo Antônio, que abastece a cidade.

Saiba mais sobre o importante trabalho que começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Botelhos, por meio do Departamento de Desenvolvimento, a Adesbot.

Há algum tempo, muitas cidades da região começaram a sentir a escassez de água. Mas, você sabia que é possível aumentar a quantidade de água, garantindo o abastecimento? Saiba mais sobre o importante trabalho que começou a ser desenvolvido pela Prefeitura de Botelhos, por meio do Departamento de Desenvolvimento, a Adesbot.
Nos últimos anos, Botelhos vem registrando a falta de água em alguns períodos do ano, por isso a Prefeitura de Botelhos deu início a um trabalho de monitoramento da área do manancial que abastece a cidade. Era preciso conhecer a situação da área do Ribeirão Santo Antônio, pois pouco se sabia das condições do entorno. Para isso, foi criado um comitê local, apelidado de Colmeia, que tem a participação de representantes da comunidade. Foi realizado um levantamento da situação do manancial, das nascentes, as condições das estradas, preservação ambiental, qualidade das águas, o levantamento das chuvas e, por fim, a confecção de um mapa do local, já que ele não existia ainda. Com o diagnóstico nas mãos, começou o trabalho de recuperação.
O que o levantamento mostrou
O levantamento mostrou que as chuvas vêm diminuído e há pouca retenção de água no local. As pastagens, ao redor,  estão degradadas e, com isso,  as águas que caem na área do manancial não estão infiltrando, elas escorrem rapidamente e vão embora. Não há uma represa para reter essa água. Outros problemas encontrados foram a falta de preservação de nascentes, falta de caixas de contenção e de saída para as águas da chuva nas estradas. “Com esse diagnóstico, hoje temos condições de realizar este trabalho, hoje sabemos o que deve ser feito. Antes não conhecíamos as condições do local”, diz o diretor do Departamento de Desenvolvimento – Adesbot, Ulisses Oliveira.
O que já está sendo realizado
O reflorestamento do local é uma das mais importantes ações. Em parceria com a Copasa, já foram realizados os plantios de mais de 4.500 árvores, em propriedades que fazem parte da área e para preservar nascentes, já foram instaladas mais de 5 mil km de cercas. A prefeitura assumiu o trabalho de manutenção das estradas e a construção de caixas de contenção. Outra ação prática será a participação da comunidade; que será convidada a conhecer o manancial. A Adesbot quer despertar na população a consciência sobre a importância da preservação do local, especialmente de quem possui propriedades rurais nas redondezas. Afinal, lá está a fonte de água que abastece a casa de cada um!
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »