21/09/2019 às 11h50min - Atualizada em 28/08/2019 às 11h50min

Presidente da Câmara avalia papel do atual Legislativo

Vanderlei Ferreira ressalta plantões dos vereadores

Pedro Cunha
Vânia Marques
O Presidente da Câmara dos Vereadores de Botelhos, Vanderlei Ferreira, avalia como positivo o papel do atual Legislativo destacando a união entre seus pares e o Executivo, no sentido de trabalhar em prol da população Botelhense.  “Muitos fazem política pensando na sua reeleição, nós, fazemos política pensando no município”.
Segundo o presidente, o principal papel da Câmara, além de fiscalizar as ações do Executivo, é de produzir leis e analisar estas leis, sendo do próprio Legislativo quanto do Executivo, e verificar se estão dentro da legalidade. “O pessoal confunde muito o Legislativo com Executivo. Nós não executamos obras e nem qualquer outra ação que demande recursos financeiros, nosso papel é levar até ao prefeito, através de requerimentos, a solicitações feitas pelos munícipes”.
Para melhor atender a população, a atual Câmara adotou o sistema de plantões diários, onde, pelos menos dois vereadores, se encontram diariamente na sede da Câmara. Para Vanderlei, esta ação foi positiva, aproximando ainda mais a população. “Com o sistema de plantão, as pessoas tem a chance de sanar suas dúvidas e de solicitar melhorias para diversas áreas de interesse público”.
Outro projeto  que também contribui para uma maior participação popular, é o da implantação do “Parlamento Jovem”, que leva a juventude desenvolver habilidades de domínio da linguagem, construção de argumentação e elaboração de propostas, além de revelar o correto papel do Legislativo. “O Parlamento Jovem é um projeto em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que faz com que os jovens tenham uma visão diferente do que é ser político. Com os jovens informados, preparados, os questionamentos serão feitos no sentido de cobrar ações de forma correta, além de promover a participação efetiva como cidadão”.  O projeto esta em desenvolvimento na Câmara e deverá ser desenvolvido nas escolas do município a partir de 2020.
O presidente conta também que a “Câmara Itinerante” também será implantada, para que as pessoas que não conseguem vir até à Câmara, possam ter acesso a informações, esclarecer dúvidas. “A proposta é realizar sessões de Câmara nos distritos ou em locais que facilitem o acesso da população, tornando assim, um trabalho mais efetivo do Legislativo.

Plano de Cargos e Carreiras
Segundo o presidente, o projeto de revisão do Plano de Cargos e carreiras dos servidores municipais está na Casa para análise, onde está sendo checada toda a legalidade do projeto, através das comissões pertinentes, e que, além disso, será sugerida ao Executivo, a realização de uma Audiência Pública, com a participação dos servidores e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que foi contratado para fazer a revisão do plano de cargos e carreiras, para esclarecimento de todos servidores em suas diversas áreas de atuação.  “Este é um projeto muito importante para o município, pois atende cerca de 500 famílias, através dos servidores municipais, e que deve ser analisado com calma e com toda responsabilidade”, diz.

Parque Municipal
Outro projeto tramitando na Câmara é o da suplementação orçamentária para a implantação do Parque Municipal, na região dos bairros Eldorado e Santa Cruz. A suplementação é um pedido de autorização que o Prefeito faz à Câmara para investir recursos resultantes de anulação ou de superávit, em projetos que não estavam previstos no orçamento.  Segundo Vanderlei Ferreira, a suplementação será autorizada, mas questiona a analise do projeto, que não foi apresentado ao Legislativo. “Tivemos que aprovar sem ver o projeto, porque a suplementação estava atrelada em recursos para o distrito de Palmeiral e também para efetuar o pagamento de servidores, assim, tivemos que aprovar sem ver o projeto, mas estamos cobrando do prefeito esta analise”, conta.
Creche
Os vereadores também aprovaram a suplementação de cerca de R$ 850 mil para a construção de uma creche em Botelhos, ao lado do Clube Operário de Botelhos. “Este também é outra suplementação que foi aprovada e que o Legislativo aguarda o projeto para verificação, para assim, sabermos como será a construção, quantas crianças serão atendidas e dar esclarecimento à população.
Legislativo x Executivo
Para finalizar, o presidente aponta que, apesar de algumas prioridades divergentes, a relação entre Legislativo e Executivo está satisfatória. “Sempre estamos conversando, o prefeito está sempre disposto ao diálogo, tanto aqui na Câmara quanto na Prefeitura. Um exemplo disso foi a questão da reforma do Cristo, que através de uma visita no local, os vereadores filmaram e colocaram nas redes sociais as condições que se encontrava. Assim, ocorreu uma mobilização por parte de todos, tanto da população, do Legislativo, e também do Executivo, através de conversa e de entendimento, que resultou na reforma daquele espaço, beneficiando a todos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »