10/01/2020 às 10h38min - Atualizada em 10/01/2020 às 10h38min

Conselheiros Tutelares tomaram posse hoje

Veja quem são as cinco mulheres que formam o atual Conselho Tutelar de Botelhos

Vânia Marques

Tomaram posse hoje pela manhã, na sede da Prefeitura, os cinco conselheiros eleitos em outubro do ano passado, para o Conselho Tutelar de Botelhos. O Prefeito Eduardo Oliveira falou sobre a importância do Conselho e comentou sobre a necessidade de a sociedade compreender o trabalho dos conselheiros. Muitas vezes, os conselheiros tutelares são confundidos com comissários de menores, quando na verdade, são funções distintas. (Veja abaixo, algumas das funções dos Conselhos Tutelares). Formado totalmente por mulheres, o novo conselho Tutelar de Botelhos já inicia a função hoje mesmo, em sua sede, na Rua João Pedro Anunciação.

Saiba mais sobre o Conselho Tutelar: 
O conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. Conselheiro Tutelar não aborda crianças na rua, de acordo com o advogado Ariel de Castro Alves, especialista em políticas públicas de direitos humanos e segurança pública, e ex-conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Muitas vezes existe uma confusão a respeito do papel do conselheiro tutelar. Qual é a atribuição dele?

Ariel de Castro Alves:  Algumas pessoas acham que é papel do conselheiro tutelar ir para a rua e fazer a função do educador social, por meio da abordagem da criança e do adolescente. O conselheiro até pode ir para a rua, mas não é função dele fazer esse atendimento. Ele deve acionar a rede de proteção para fazer o trabalho.

Como isso acontece na prática?

Ariel de Castro Alves: Se ele recebe uma denúncia, por exemplo, ele pode buscar a constatação de que aquela denúncia tem veracidade. Depois disso, vai requisitar que a prefeitura atue com aquelas crianças e adolescentes, por meio de seus agentes sociais, programas ou entidades conveniadas que realizam a abordagem de educação social nas ruas.

O Conselho Tutelar é o articulador. Recebe a denúncia, ouve a criança e o adolescente e faz os encaminhamentos.

Novos conselheiros de Botelhos:
1 - Aparecida de Cássia Claudiano Costa
2 - Maria Antonieta Garcia Anunciação
3 - Ilana Aparecida Ribeiro Gonçalves
4 - Nezilda Cristina de Jesus
5 - Rosimeire Márcia do Lago Galhardo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »