26/03/2020 às 08h43min - Atualizada em 26/03/2020 às 08h43min

Veja por que os exames estão demorando tanto

Em situação normal, os resultados são liberados em 72 horas

Vânia Marques
Divulgação
 
Por que os resultados estão demorando tanto?

A população acompanha apreensiva a divulgação dos boletins mostrando os casos de suspeitos de contaminação com o coronavírus no Município. Está causando inquietação a demora para saber sobre os resultados dos exames. A Folha de Botelhos conversou com a equipe da Vigilância Sanitária de Botelhos. Todas as amostras coletadas em Botelhos são enviadas para o laboratório da FUNED em Belo Horizonte, que é o laboratório de referência e está recebendo todas as amostras do Estado.  Por que a demora? A preferência está sendo dada para os exames de pacientes que se encontram internados, em estado mais graves e os casos de óbitos. Os demais casos, de todos os municípios mineiros, estão sendo liberados aos poucos. Em tempos normais, o resultado é entregue com até 72 horas, entretanto, o grande volume de exames, vindos de todos os municípios, está causando este atraso. Enquanto os resultados não chegam, o importante é manter a vigilância e obedecer às medidas de proteção. Os casos suspeitos e em investigação aumentam a cada dia. 

Números em Botelhos sobem em 1 semana
Botelhos entrou na luta contra o coronavírus no dia 16 de março, quando foi criado, no âmbito da Prefeitura Municipal, o Comitê de Enfrentamento do coronavírus, formado por profissionais da Saúde e funcionários da Prefeitura. A partir daí, começaram os trabalhos para conter a proliferação do vírus dentro do Município. Após um pronunciamento do Prefeito Eduardo Oliveira, foram anunciadas as medidas de proteção da população. Para diminuir a circulação de pessoas e evitar a aglomeração, o comércio foi fechado e os serviços essenciais regulamentados com horário especial de funcionamento. As entradas da cidade também foram fechadas para carros e ônibus vindos de cidades e estados onde há casos do coronavírus. A população foi orientada a se manter em quarentena. As medidas foram bem recebidas pela grande maioria da população.

O primeiro boletim com os números da coronavírus em Botelhos foi divulgado no dia 20 de março. Naquele dia, havia 3 casos suspeitos em Botelhos e 01 em investigação. Suspeitos são aqueles casos que apresentam os principais sintomas da doença e os investigados são os que já estão com material em exame. De lá para cá, estão sendo divulgados os boletins, diariamente. O último, divulgado ontem, dia 25 de março, mostra que os números subiram para 25 casos suspeitos e 5 casos em investigação.

Veja a evolução dos casos:

Suspeitos (que apresentam sintomas)
Subiu de 03 no dia 19 de março, 
para 21, no dia 25 de março.

Em Investigação (aguardando resultado dos exames)
Subiu de 01 em 19 de março, 
para 05 no dia 25 de março.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »