O Comitê Municipal de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da pandemia causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), divulgou a Resolução 10/2020, flexibilizando o funcionamento alguns setores do comércio, com regras de segurança para clientes e profissionais. Veja abaixo as normas de funcionamento dos estabelecimentos do tipo “Salões de manicure / pedicure / Clínicas de estética, e similares” , a partir da data de 29/05/2020.
Para o funcionamento, os estabelecimentos deverão adotar as seguintes regras:
- medidas para higienização de solados de sapatos, - disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e borrifador com álcool 70% líquido e/ou conter um recipiente com água sanitária e pano umedecido a todos os parceiros e colaboradores nas bancadas de atendimento - solicitar que todos os clientes estejam de máscara reutilizável própria. Caso não possuam, oferecer a opção no próprio estabelecimento, devendo a mesma ser utilizada durante todo o período de atendimento, ou se utilizar de protetor facial, quando o uso da máscara for inviável; - realizar o isolamento da entrada do estabelecimento mediante afixação de fita zebrada ou instrumento similar, visando impedir a entrada irrestrita de pessoas - orientar que os clientes, se possível, não levem acompanhantes ou animais de estimação - divulgar que os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para evitar filas de espera, sendo permitido apenas 01 (um) cliente por profissional em atividade, evitando-se qualquer espécie de contato entre usuários dos serviços, não sendo permitido ao próximo cliente aguardar na recepção ou sala de espera, proibindo outras pessoas de permanecerem no local de trabalho ou atendimento que não forem o cliente em atendimento e os trabalhadores diretos - realizar atendimento mais exclusivo, estabelecer distância mínima de 1,5 m entre as estações de atendimento; - não atender clientes acometidos com síndromes gripais e resfriados; - manter o local aberto e bem ventilado, dar preferência à ventilação natural, com portas e janelas abertas. Fica proibido o uso ventilação artificial, como de ar condicionado e/ou similares - evitar o toque em puxadores e maçanetas; - todo atendente / funcionário deve promover a higienização das mãos na frente do cliente antes de cada atendimento - promover a troca de toalhas e/ou capas e/ou forrações móveis e similares, a cada cliente atendido; - em cada reabertura limpar e desinfetar cuidadosamente todo o estabelecimento - desinfectar todas as superfícies, ferramentas, toalhas e roupas, mesmo que tenham sido limpas antes do fechamento; - promover a esterilização dos produtos perfurocortantes e/ou utilização de produtos descartáveis individuais a cada uso, podendo orientar o cliente a levar seus próprios instrumentos de uso pessoal - fazer uso constante de luvas, máscaras, avental, capa de corte, devendo esta ser trocada a cada cliente, recomendando-se preferencialmente a utilização de capa descartável - uso de máscara reutilizável para todos e combinação de máscara reutilizável e protetor facial para procedimentos mais detalhados como: maquiagem, barba, depilação, estética - a máscara protetor facial deve ser higienizada a cada troca de cliente - manter bancadas o mais livre possível, deixando sobre elas apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento; - ter atenção quanto ao uso de produtos que produzam aerossóis, como: spray secante/fixador, finalizadores com pulverizador e afins. Realizar as aplicações com cautela, de forma localizada evitando a dispersão de partículas - retirar todos os itens fáceis de tocar, como revistas, tablets ou catálogos de informações, retirar tapetes, mantendo uma decoração mais minimalista para facilitar o processo de higienização - higienizar a maquineta do cartão após cada uso, permitindo que o cliente manuseie seu cartão, e disponibilizar álcool em gel 70% em cada estação; pagamentos em espécie pedem atenção redobrada para a higienização das mãos - usar luvas; higienizar a cada cliente: a poltrona, a cirandinha ou a mesa de atendimento; - as bacias onde se colocam mãos e pés, devem ser obrigatoriamente lavadas com água e sabão, revestidas com plástico e descartado a cada cliente - os palitos e lixas de unha e pé devem ser sempre descartáveis, ou seja, um para cada cliente
Esmalteria: - diminuir a quantidade de esmaltes expostos
Estética/Depilação: - usar luvas, máscara reutilizável e protetor facial - separar os produtos que serão utilizados em cada atendimento, mantendo a bancada sempre livre; usar papel toalha descartável sobre a maca - não reutilizar cera depilatória, já que a mesma, ao aderir à pele, pode carregar microrganismos, como fungos e bactérias, inclusive sangue - o protetor (lençol) de maca deve ser descartável; - as pinças de metal deverão ser lavadas antes de serem esterilizadas
Maquiagem: - utilizar máscara reutilizável e protetor facial - higienizar o rosto da pessoa usuária - possuir número maior de pincéis, levando em consideração a quantidade de pessoas atendidas, permitindo um kit de pincéis para cada pessoa - fracionar os produtos para cada atendimento, evitando levar o pincel possivelmente contaminado ao produto - higienizar pincéis deixando-os de molho por 15 minutos em solução de clorexidina a 2%, seguindo a diluição de 100 mls de clorexidina para cada 01 litro de água
Cabelos: - lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar serviços como corte e escova para minimizar a possibilidade de contaminação - não compartilhar instrumentos como bobs, presilhas, pentes e escovas - não reutilizar papéis ou mantas para descoloração; manter na bancada apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento - utilizar capas descartáveis ou de tecido desde que sejam higienizadas de forma adequada e não reutilizadas entre clientes - para higienizar bobs, presilhas, pentes e escovas, coloque-os de molho por 15 minutos em solução adequada de água com água sanitária a 2% ou 2,5% ou em solução de clorexidina a 2%, seguindo a diluição de 100 mls de clorexidina para cada 01 litro de água - como escovas e pentes tendem a serem utilizados por longo tempo, os mesmos deverão serem lavados e desifectados a cada cliente, possuindo número destes suficientes para sua clientela, dentro das normas da boa higiene, em especial no que tange à COVID-19;
Barbearia: - lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar o corte para minimizar a possibilidade de contaminação - possuir número maior de instrumentos, como pentes da máquina de corte, levando em consideração a quantidade de clientes atendidos - usar máscara reutilizável e protetor facial para serviços mais detalhados, como barba - as lâminas de barbear devem ser de uso único e descartadas a cada cliente e desprezadas em recipiente rígido para evitar acidentes; - toalhas e capas devem ser de uso individual, devendo ser substituídas e higienizadas após sua utilização; - as tesouras de cabelo, pentes, escovas, bobs e outros utensílios que não são passíveis de provocar ferimentos devem ser lavados, periodicamente com água e sabão; - as toalhas devem ser trocadas a cada cliente, sendo que as toalhas limpas e as usadas devem ser armazenadas separadamente; - os estabelecimentos deverão promover o agendamento prévio dos clientes com a consideração do tempo total de atendimento e o intervalo necessário para a higienização do local para a recepção da nova pessoa a ser atendida.