11/01/2022 às 09h47min - Atualizada em 11/01/2022 às 09h47min

Covid19 - Nova contagem para o isolamento foi divulgada pelo Ministério da Saúde

Com a nova regra, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Folha de Botelhos
Ministério da Saúde
Divulgação
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (10) nova contagem para o período de isolamento para pessoas recém-recuperadas de Covid. A contagem deve ser feita a partir do início dos sintomas.
 
 
* Cinco dias a partir do início dos sintomas: se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento. Caso o paciente sem sintomas apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento até o 10º dia.
 
* Sete dias a partir do início dos sintomas: Se ao 7º dia o paciente estiver sem sintomas, ele está liberado do isolamento, sem necessidade de fazer o teste. Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.
 
* Após 10 dias: se estiver sem sintomas respiratórios, não é necessário fazer o teste e o paciente pode sair do isolamento.
 
 O Ministério da Saúde reforça que todos os pacientes devem manter as recomendações até o 10º dia, como evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidade e continuar usando máscara.
A medida segue os passos de outros países que já reduziram o tempo de isolamento.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »